O estresse da época do vestibular pode provocar grande sofrimento aos jovens, tanto pela necessidade da escolha do curso, quanto pela cobrança familiar e pessoal, além da obrigatoriedade da aprovação; dessa maneira, a saúde mental dessa população pode estar comprometida.
Dessa forma, foi feito um estudo com o objetivo de demonstrar evidências de estresse em estudantes de pré-vestibular dos cursinhos preparatórios da cidade de Aracaju-SE e apontar os fatores associados. E o resultado traz informações importantes para criação de ações preventivas e terapêuticas para redução do estresse em estudantes de pré-vestibular. Confira!
O estudo mostrou que 80,3% dos estudantes apresentaram pelo menos algum grau de estresse. Ainda, a maior prevalência foi identificada no sexo feminino, com 80% dos estudantes em exaustão sendo mulheres. Os participantes que não possuíam religião, não praticavam exercícios e que moravam com seus familiares obtiveram níveis mais altos de estresse. Outrossim, foi observado maior consumo de bebida alcoólica, como também, de ansiolíticos.
Para saber detalhes sobre este estudo, leia o artigo completo: Clique aqui!