Comece a observar-se. Você tem dormido bem à noite? Ou você é do grupo daquelas pessoas que dormem muito tarde, tem noites entrecortadas por vários despertares e depois de certa hora não consegue mais dormir e fica cheio de ruminações e com pensamentos intrusivos até o amanhecer?
Você já percebeu que quando você dorme mal, no dia seguinte fica cansado, com dificuldade de concentração e memória?
Não é só isso: a abstinência do sono ou uma noite mal dormida faz com que você se torne irritado, fio desencapado, qualquer coisa você estoura e está propenso a cometer mais erros e até provocar acidentes. Ah, também em alguns casos, percebemos um leve tremor nas mãos e até dores de cabeça.
Você está pensando que é só isso? As pessoas acabam engordando também, mesmo fazendo dieta e não conseguem ganhar massa muscular. Sério: você emagrece quando dorme bem.
E ainda tem um terrível efeito colateral: fica com a imunidade muito baixa, pois a abstinência ou privação do sono, prejudica as células de defesa do organismo que perde a imunidade para algumas infecções. Ah, crianças e adolescentes crescem enquanto dormem.
Parece que estou fazendo terrorismo com você que dorme pouco ou mal. Na verdade, estou enviando um recado muito direto para você: quem dorme menos de seis horas por dia está propenso a desenvolver hipertensão arterial, riscos de doenças cardiovasculares, como um AVC e até infarto.
Pois bem, a falta de sono é um distúrbio que acaba comprometendo o sujeito que não cumpre os estágios do sono e isso faz com que o sono deixe de ter o seu papel reparador e compromete inclusive a produção dos hormônios como melatonina, adrenalina e TSH. Sim, estou falando que quem não dorme direito pode ter alterações tireoidianas também.
As pessoas que efetivamente são diagnosticadas com insônia – aguda ou crônica – já acordam com imensa fadiga e podem desenvolver alterações de humor.
Claro que a falta de sono pode ser algo secundária, quer a alguma doença ou desconforto físico, como uma dor por exemplo, ou a apneia do sono; quer psíquica, como as situações de estresse ou até mesmo as depressões que podem alterar o sono para mais ou para menos, mas certamente sempre irá se manifestar com um grau de alerta bem alto.
Fique atento aos psicoestimulantes, que são drogas que aumentam o estado de alerta e concentração, como o bom e gostoso café, ou medicamentos que contêm a cafeína e outros, como metilfenidato, também conhecido pelos nomes comerciais de Ritalina e Concerta, usados para narcolepsia e para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH.
Quem nunca ouviu falar em TDAH? Está na moda. Aliás, recebo muitos pacientes, inclusive indicados por psicólogos que já trazem este último diagnóstico, principalmente os vestibulandos e concurseiros alegando falta de concentração. Devo lhe dizer, caro leitor, que eu não acredito em TDAH em adultos que conseguiram concluir sem problemas o seu curso médio, se graduaram e pós-graduaram e são apontados como portadores de TDAH.
Neste aspecto, sugiro aos psiquiatras de plantão tratar a ansiedade do paciente e este possivelmente ficará melhor. Os psicoestimulantes, nestes casos, aumentarão mais ainda a excitabilidade do paciente e provocará mais dificuldades para dormir.
Voltarão para o psiquiatra, que além de já ter prescrito um remédio para ficar bem alerta e acordado, prescreverá agora um remedinho para dormir. Um círculo vicioso perigoso.
Posso, portanto, afiançar para você, caro leitor, que a falta de sono pode encurtar a sua vida, enquanto uma boa noite de sono gera vitalidade e saúde.
O que se recomenda de cara é que você procure um médico. O psiquiatra sem dúvida é o que está mais bem preparado para lhe atender. Insônia tem cura.
A polissonografia é um exame nobre que ajuda a detectar os distúrbios do sono para que o médico averigue aquilo que precisa ser tratado.
Antigamente o paciente precisava dormir na clínica, mas hoje, graças a Deus, os pacientes podem dormir em casa, graças a aparelhos portáteis que são instalados no conforto da própria cama.
A polissonografia pode salvar a sua vida, pois apneia do sono, uma das causas de uma mal dormida noite, pode lhe levar à morte, ou o menor e não menos importante entre os efeitos colaterais, provocar separação do cônjuge que não suporta mais o seu ronco.
Por tudo que foi aventado até aqui, é hora de você aprumar seu sono! Procure um médico de sua confiança e siga todas as orientações trazidas por ele.
E mais: saiba que existem excelentes condutas que são chamadas de higiene do sono e favorecem uma boa noite de descanso: ter rotina é fundamental. O cérebro precisa se organizar e entender que você tem hora certa para dormir e hora de acordar.
Recomendo como o seu lanche noturno uma maça pequena ou meia maça. A casca da maçã tem quercitina, que é um antioxidante e anti-inflamatório importante para o sistema nervoso, com propriedades que regulam hormônios, indutora da serotonina e melatonina.
O leite é também uma fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, responsável por baixar os níveis de estresse e, portanto, ajuda a relaxar e é ótima pedida para seu lanche noturno e que pode favorecer o seu sono. Se for um leite morno é melhor ainda, pois a temperatura é reconfortante.
Tente desacelerar antes de ir dormir: um banho morno relaxante, ouvir boa música, tomar um bom chá, meditar, orar e até namorar ajudam a um boa noite de sono.
E atenção, para o pulo do gato: esqueça as telas. A luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, estimulando o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono.
Assim, preste atenção neste conselho: não entre nas redes sociais. Se é hora de desacelerar, esqueça todas as mensagens e nem queira saber da vida dos outros pelo Instagram e Facebook. Nada de televisão, computador, tablets e smartphones. Desligue-se de tudo. Não é um conselho bobo, acredite!
Para que o seu quarto torne-se um santuário, retire todos os sons e estímulos externos, como o barulho da passagem de carros e de luz pela sua janela, usando cortinas com um bom blackout e até usando protetores auriculares.
Mas, não custa nada lembrar: a saúde mental requer um tratamento mais amplo e montado em um tripé que inclui visitas ao seu médico psiquiatra, atendendo a todas as suas orientações e prescrições; atividade física diária, e particularmente recomendo as atividades cardiovasculares para oxigenar o cérebro – caminhada, corrida, bicicleta -, preferencialmente ao ar livre, para seu banho de sol – a vitamina D é grande aliada de sua saúde mental – está valendo percorrer o quarteirão para o passeio matinal com o seu cachorrinho por apenas 20 minutinhos.
E ser acompanhado por um bom psicoterapeuta onde você poderá se descobrir melhor e aprender a lidar com as suas questões emocionais. Sem dúvida, com esta tríade, você daí em diante irá dormir melhor. Bons sonhos!
originalmente do JLPolitica.com.Br