“Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias.”
Harry Benjamin
Olá, caro leitor! Hoje quero bater um papo sobre algo que, muitas vezes, esquecemos na correria do dia a dia: viver o presente e valorizar quem e o que realmente importa.
Recentemente, me deparei com um vídeo do Padre Fábio de Melo. O cara é maravilhoso e fala coisas tão complexas de uma forma tão simples. E mais: ele diz tudo que a gente precisa ouvir de vez em quando.
Fala melhor do que qualquer psicanalista. Ele me fez refletir sobre como estamos aproveitando nossas vidas e gostaria de compartilhar essas ideias com você.
Quantas vezes deixamos aquela louça especial acumulando poeira, esperando por uma visita que nunca chega? Esta sou eu. Tenho uma louça linda, herança de minha avó paterna e que não tenho coragem de usar, com medo que quebre. Mas e daí se quebrar? Melhor quebrar usando, do que guardada. Está decidido: vou usá-la. Minha família merece.
Ou ainda quantas vezes compramos roupas novas que acabam esquecidas no armário, aguardando uma ocasião especial? A verdade é que a vida é agora!
Não sabemos o que o amanhã nos reserva, então vamos viver cada momento intensamente. Vamos usar as roupas bonitas e as joias que temos no dia a dia. Dia especial é hoje, que estamos cheios de saúde e de graça!
Eu perdi uma pessoa muito próxima recentemente e vi as vantagens de ter um plano funerário. Uma maravilha! Pensei, comigo mesma: “vou comprar um”. E aí assisti ao Padre Fábio de Melo, que parecia estar falando diretamente para mim “Não gaste com plano funerário: viaje!” Pode parecer ousado, mas faz todo sentido.
Planejamos tanto o futuro que, às vezes, esquecemos de viver o presente. Claro, é bom ter segurança, mas não deixe o medo do amanhã impedir você de aproveitar o hoje. Viaje, conheça novos lugares, crie memórias incríveis!
É isso. Vou investir em uma nova viagem. Quero ir para bem longe, para o Oriente. Vai ser mais barato até do que um plano funerário que de nada vai servir para mim. Afinal, as exéquias finais não serão um problema meu. Obrigada, Padre!
Muitas vezes reclamamos que não temos dinheiro para grandes festas ou presentes luxuosos, mas o verdadeiro luxo está nas pessoas com quem estamos.
A riqueza está em compartilhar momentos com aqueles que amamos. Um almoço simples, com vinho, cheio de risadas e boas conversas, vale mais do que qualquer banquete solitário.
Resumo da ópera: comemore a vida, não só os aniversários. Tenho que ser sincera e sem ostentação com o meu leitor: isso eu já faço com maestria.
A vida é feita de emoções e são elas que nos conectam com nosso eu interior e com as pessoas ao nosso redor. Não guarde palavras de carinho. Não economize abraços. Demonstre amor e gratidão sempre que puder. E diga sempre um “eu te amo”. Não guarde sentimentos, não reprima: sorria, chore. Permita- se sentir!
A epígrafe de Harry Benjamin – “Não acrescente dias à sua vida, mas vida aos seus dias” – é um lembrete poderoso. Vivemos em uma sociedade que valoriza a longevidade, mas de que adianta viver muitos anos se não estamos realmente vivendo? Coloque vida nos seus dias. Use a louça especial hoje, vista aquela roupa nova, celebre cada pequena vitória e seja generoso.
Não deixe para amanhã o que pode ser vivido hoje. A verdadeira beleza da vida está nos momentos que compartilhamos, nas risadas, nos abraços, nos sentimentos expressos. Viva plenamente, agora e sempre. Até a próxima.
originalmente do JLPolitica.com.br