Metodologia PBL: Motivações e Expectativas de Estudantes de Medicina

Metodologia PBL - estudante de medicina

Escolher o curso médico mobiliza no indivíduo diversos fatores motivacionais, além de buscar o atendimento às suas expectativas ao longo da graduação. Diante desse fator, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar as motivações dos alunos para a escolha do curso e os fatores motivacionais para sua permanência na graduação, além do mais, analisar as expectativas e avaliar o grau de satisfação em relação às etapas cursadas.

O estudo prospectivo foi feito de 2013 a 2018, com 219 estudantes que estavam matriculados em 2013, no curso médico de uma universidade brasileira. E o resultado foi que entre os respondentes 62,8% eram mulheres e 37,2%, homens. Obtiveram-se 1.093 respostas sobre motivação e 1.092 sobre expectativas. Sentiam-se motivados 93,5% respondentes e 76,5% afirmaram ter as expectativas atingidas. Fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos foram reforçados durante a formação médica. Autorrealização, transcendência, afinidade, valores cognitivos e segurança foram motivações reafirmadas durante a trajetória acadêmica. Motivações intrínsecas, tais como realização e conhecimento, foram mais prevalentes na quinta, sétima, décima primeira e décima segunda etapas, enquanto segurança foi o fator extrínseco mais prevalente entre os grupos. As expectativas foram relacionadas quanto à organização do curso, às condições pessoais do aluno e ao modelo pedagógico de ensino e aprendizagem. Insegurança e dúvidas, quanto ao conhecimento médico, foram citadas nas primeiras etapas do curso. Quanto às etapas/períodos anteriores, os alunos avaliaram como: excelente 15,4%, bom 68,3%, regular 15,7% e 0,6% ruim.

Conclusões: na escolha do curso médico, motivações intrínsecas e extrínsecas não se revelaram diferentes por se tratar de uma metodologia de ensino não tradicional, embora pontos críticos fossem apontados ao longo da graduação. Os alunos se mantiveram motivados à medida que suas expectativas eram atendidas e as experiências práticas possibilitaram maior confiança e credibilidade na metodologia.

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